PROVOCAÇÕES FILOSÓFICAS  

religião, ética e antropologia

JOSÉ LUCAS DE OMENA

LANA LISIÊR PALMEIRA (ORGS.)

Crise de refugiados, grupos humanos vindos do Oriente Médio para Europa, uma das maiores fugas de pessoas da história; ataques terroristas em Paris; genocídio na Síria; desencanto político no Brasil e crise econômica; a natureza que “grita” no mundo. Esses são alguns dos fatos que nos assombram na segunda década do século XXI. Nesse contexto, percebemos claramente a necessidade de se pensar o mundo. O mundo necessita de filosofia. Desde seu aparecimento na Grécia, a filosofia quis compreender a realidade, foi assim que os primeiros filósofos desenvolveram conceitos para compreenderem a condição humana perante a natureza cósmica e o comportamento ético.

A filosofia é a ciência do conceito, uma profunda análise das coisas com o intuito de retirar delas o seu significado, a sua essência e, consequentemente, aproximar-se da totalidade. Essa é a proposta desse trabalho: um compromisso com a verdade das coisas, como a explicação da realidade e da totalidade, uma motivação que nos situa nos valores do humanismo filosófico, que a partir de uma filosofia voltada para si mesma, é capaz de fazer o homem refletir sobre o seu ser na natureza, no mundo, na realidade e na vida social. A luz dessa motivação está presente nas reflexões que circundam o opúsculo filosófico.

O livro “Provocações filosóficas: religião, ética e antropologia” apresenta-se de forma filosófica e multidisciplinar. Suas páginas são profundamente marcadas pelos problemas centrais da filosofia perante a condição humana da contemporaneidade. Temas como felicidade, medo, angústia, arte, educação, religião, lógica, antropologia, ética e metafísica estão presentes nas linhas que refletem o trabalho que se segue. Em um mundo confuso, marcado pela “liquidez” das relações humanas, fragilizada pelas incertezas, acreditamos que manter a solidez do pensamento filosófico e sua excelência acadêmica, não é somente uma atitude reflexiva, mas necessário.

Textos de autores renomados no cenário filosófico e sociológico alagoano, Doutores e Mestres dos principais centros de Ensino Superior do estado de Alagoas estão presentes nas páginas do nosso livro. Além de tais intelectuais, o livro compõe capítulos elaborados por especialistas na área filosófica.

Sem muitas delongas, desejamos a cada leitor um momento de elucidação e reflexão do que se segue nas páginas vindouras.

 

Lana Lisiêr de Lima Palmeira

José Lucas de Omena Gusmão

ISBN: 978-85-52962-39-7

​Nº de pág.: 267

EDITORA PHILLOS | CNPJ: 29.282.901/0001-03 
AV. SANTA MARIA,  PARQUE OESTE, 601. GOIÂNIA- GO. CEP. 74.486-450
www.editoraphillos.com.br | editoraphillos@gmail.com 
©2017 por Editora Phillos. - Todos os direitos reservados.