ANTOLOGIA DE TEXTOS EM

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO:

Debates, desafios e perspectivas plurais.

ANDERSON DE ALENCAR MENEZES

ADRIANO TRAJANO (ORGS).

     O Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR - nasce a partir da necessidade de se pensar o fenômeno religioso de forma genérica, e em particular, o campo religioso alagoano, bem como sua grandeza cultural e manifestações diversas, compondo assim nossa alagoanidade. O NECIR compreende que as Ciências da Religião possibilitam entender o fenômeno religioso de maneira transdisciplinar promovendo a inter-religiosidade e a paz. Seu desenvolvimento se dá há cerca de cinco anos entre inúmeros encontros e reflexões com pesquisadores/as diversos/as no universo acadêmico alagoano.

          As Ciências da Religião no Estado de Alagoas é algo relativamente novo. Por isso muitos ainda confundem com Teologia, não que sejam antagônicas. Alguns pensam que se trata de um estudo voltado para pessoas religiosas ou instituições religiosas. Outros não vêem a necessidade de existir um curso de Graduação em Ciências da Religião numa Universidade Federal. Por ser pouco conhecida, é uma ciência ainda vista com certa desconfiança em alguns ambientes acadêmicos, dado o comprometimento dogmático da Teologia com a tradição judaico-cristã, do qual as Ciências da Religião – CR - se distanciam epistemológica, metodologicamente e teoricamente.

          Dessa forma, o NECIR se propõe a contribuir com a desmistificação dessas visões preconcebidas, tendo como um de seus objetivos, fomentar a criação, na Universidade Federal de Alagoas, de um espaço voltado exclusivamente para se pensar o campo religioso à luz das CR e, consequentemente, ao ocupar espaços de reflexões sobre o campo religioso numa perspectiva plural e científica, ajudar a minimizar a reprodução histórica de discursos de preconceito, ódio e violência religiosa. Resistência e Reconhecimento são nossas bases de reflexão em uma sociedade marcada pelo fundamentalismo religioso que a cada dia cresce.

           Perceber o “outro” e reconhecer o valor e importância da sua dimensão espiritual na construção histórico-cultural da sociedade está em nossa essência. A cada dia urge a necessidade de se estudar o fenômeno religioso em diferentes contextos, e em particular, no alagoano. A presente obra traz contribuições valiosas para se pensar o lugar da religião no mundo.

         O Estado de Alagoas, por exemplo, traz em seu arcabouço religioso um bojo de crenças entrecruzadas e recontextualizadas historicamente com profundos reflexos na atualidade. Os membros do NECIR reconhecem essa riqueza de espiritualidades que compõem nossas identidades. Por isso, surge este Núcleo e esta primeira obra acessível ao público, integrando pesquisadores/as de distintas áreas do conhecimento, da capital ao interior e das esferas pública e privada, a fim de vitalizar a pluralidade religiosa e diversidade cultural a partir da nossa realidade nordestina em particular. As diversas contribuições aqui presentes demonstram o potencial intelectual existente no contexto alagoano, bem como a importância que se tem dado ao fenômeno religioso à luz da Filosofia, Teologia, História, Sociologia, Antropologia, Pedagogia e, sobretudo, das Ciências da Religião em pleno processo de consolidação na Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

         Entendemos que é preciso fortalecer e estreitar os laços das CR com outros grupos aqui e de estados vizinhos que já possuem programas de graduação e pós, bem como contribuir com os estudos das religiões em caráter nacional, regional e, sobretudo, local. Estamos fazendo história.

          O NECIR hoje conta com quase vinte pesquisadores/as ativos/as que se reúnem mensalmente para refletir não só acerca do fenômeno religioso, mas para pensar seus desdobramentos político-sociais, culturais e a própria reconstrução do conhecimento na atualidade, refletindo-se diretamente na prática docente e na defesa de um Ensino Religioso laico, plural, diverso e NÃO-confessional.

          Em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido, fomos eleitos no III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia - CNCRT, ocorrido em setembro de 2016, em Recife, para sediarmos a quarta edição do Congresso realizado entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018 na UFAL, Campus Maceió – ICHCA. Na ocasião, renomados/as pesquisadores/as na área das CR no Brasil estiveram persentes, além das diversas parcerias na organização e realização do evento, inédito no estado de Alagoas.

        Este é o primeiro livro do NECIR: uma antologia de textos com as mais variadas temáticas pensando o lugar da religião na atualidade. Os dezesseis capítulos que se seguem formam a ANTOLOGIA DE TEXTOS EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: Debates, desafios e perspectivas plurais que vêm contribuir para o fortalecimento das CR no Brasil e para o respeito às diferenças religiosas.

          Vem homenagear, sobretudo, ao companheiro, amigo e irmão de caminhada, Prof. Dr. Luiz Rocha de Deus, vice-coordenador do NECIR, secretário executivo do 4 CNCRT e professor/pesquisador sério no Campus UFAL/Arapiraca. Luiz Rocha recebeu o chamado divino para brilhar no plano celeste deixando eternas saudades e força para seguir pesquisando e, assim, concluir o projeto que ele iniciou com este grupo há quase cinco anos. Ele nos ensinou que “o ferrenho impacto da crítica moderna em relação ao desaparecimento do fato religioso, este tido como um “comportamento” do passado longínquo e, portanto, superado pelo advento e progresso das ciências e do novo rosto democrático, parece não ter sentido os efeitos esperados”. Ao professor Luiz e família, sentimentos profundos.

           Tenham todos/as uma plural e envolvente leitura!

 

Adriano Trajano

ISBN: 978-85-5296247-2

Nº de pág.: 322

Willames Frank da Silva Nascimento

JEAMERSON DE OLIVEIRA SILVA

EDITORA PHILLOS | CNPJ: 29.282.901/0001-03 
AV. SANTA MARIA,  PARQUE OESTE, 601. GOIÂNIA- GO. CEP. 74.486-450
www.editoraphillos.com.br | editoraphillos@gmail.com 
©2017 por Editora Phillos. - Todos os direitos reservados.