
FORMAÇÃO DOCENTE
Um novo olhar sobre as práticas pedagógicas (Volume 3)
MARIA DE LOURDES PESSOA ALVES (Org.)
O presente trabalho foi produzido a partir do viés de que a educação é a mola propulsora do desenvolvimento, da melhoria da qualidade de vida, a ferramenta que instrumentaliza os sujeitos para a vida em sociedade, e direito de todos independente das diferenças. Porém, não há como afirmar a educação como direito de todos enquanto não se tem um único padrão de qualidade e a escola segue formando analfabetos funcionais.
Para discutir o direito à educação institucionalizada, faz-se necessário entender que para usufruir deste direito é imprescindível que o sujeito tenha acesso à educação formal, entretanto, o simples fato de frequentar a escola ou assistir aulas não significa dizer que o direito à educação está efetivado. A partir deste prisma, percebe-se que há problemáticas a serem discutidas, questões para serem esclarecidas e problemas para se resolver, e isto implica pensar: que escola se faz necessária para a sociedade contemporânea.
Esta obra reúne textos que abordam questões pertinentes à escola como espaço coletivo onde os sujeitos aprendem e produzem conhecimentos. A educação para todos é um dos temas mais discutidos na sociedade contemporânea, mas este trabalho provoca uma reflexão acerca da educação como direito de todos, a partir dos paradigmas educacionais e da forma como a educação tem sido estruturada e desenvolvida.
A comunidade escolar e todos os segmentos da sociedade precisam discutir as questões que dizem respeito ao desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem e estruturação das escolas, entendendo que o papel da educação não se limita a simplesmente ensinar a ler e escrever, educar é instrumentalizar o sujeito para ocupar o seu lugar na sociedade de forma plena e consciente. Cabe à escola a responsabilidade de se alto avaliar, formular estratégias de ensino e desenvolver um projeto de ensino e aprendizagem pautado na ética e no respeito às diferenças por meio de práticas pedagógicas humanizadoras.
Esta coletânea é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores que têm estudado a escola como instituição responsável pela formação omnilateral dos sujeitos sociais, logo inclui estudos acerca do processo de alfabetização e letramento como direito de todos, dentre outros temas relacionados aos papéis da escola, sob a concepção de que a educação não é neutra e os professores precisam agir como intelectuais transformadores conscientes de que suas práticas se refletem nos modos de ser e agir dos educandos e consequentemente de toda a sociedade.
Diante dos problemas enfrentados pela sociedade atual e a qualidade da educação desenvolvida nas escolas públicas do Brasil, a escola é convocada a repensar o seu papel e os professores a refletirem sobre as suas práticas, portanto, o objetivo da presente obra é fomentar esta reflexão e contribuir com a formulação de estratégias de ensino que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas capazes de promover a formação de cidadãos plenos, além de servir como referencial teórico a quem possa interessar.
Conforme os estudo os textos da presente obra, constata-se que a escola frente a formação plena dos educandos, ainda é dicotômica, nesse interim, a escola precisa rever os seus papéis sociopolíticos, logo pressupõe-se que a escola e os professores precisam assumir um compromisso no sentido de efetivar a educação como ferramenta de formação de cidadãos plenos e instrumento que possibilite as transformações sociais que se fizerem necessárias para a promoção do bem comum.
ISBN: 978-85-52962-99-1
Nº de pág.: 232
CAPÍTULO 1
CONTOS E JOGOS: PRÁTICA EDUCATIVA PARA DESENVOLVER UM MUNDO DE LEITORES
Cláudio Cardoso de Melo
Inaldevania de Melo Silva
CAPÍTULO 2
A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE DEFCIENTES FÍSICOS NA ESCOLA REGULAR
Teresa Cristina Alves
Gilvaneide de Barros Silva
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL I NA ESCOLA ESTANISLAU DA SILVA - MARAGOGI-AL
Eluzai Cardoso da Silva
Maria Nazaré dos Santos
CAPÍTULO 4
BREVE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: CONTRIBUTOS E REFLEXÃO92
Simone Pinto Rocha
Dayane Deyse Gonçalo dos Santos
CAPÍTULO 5
PRÁTICA DE LEITURA E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
Eliane Maria Marques Pereira
Rosa Maria Mascena Cordeiro
CAPÍTULO 6
A FUNÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO E AS BASES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Davi Querino da Silva
Antônio Isildo da Silva
CAPÍTULO 7
A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR EM QUESTÃO
Ivânia Costa de Araújo
Maria do Socorro de Lima Araújo
CAPÍTULO 8
UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO MEIO DE MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE PARA O CONHECIMENTO
Justina Pacheco de Vasconcelos
CAPÍTULO 9
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE SOCIOLOGICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Maria José Severo de Araújo
Silvania Cláudio da Silva Freitas
CAPÍTULO 10
ADMNISTRAÇÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NESTE PROCESSO ADMINISTRATIVO
Cícera Cristina Barros de Oliveira Melo
CAPÍTULO 11
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Nelida Mota de Lima Sousa
Maria Flora Melo do Nascimento Silva