LANÇAMENTO EM BREVE!

MANIFESTOS

EM DEFESA DAS HUMANIDADES

ARARY LIMA GALVÃO DE OLIVEIRA

ISRAEL ALEXANDRIA COSTA

LANA LISIÊR DE LIMA PALMEIRA (ORGS.)

Claro, evidente, não dissimulável essa foi a primeira ideia a inspirar a construção da coletânea Manifestos. Para alguém muito desavisado as perguntas: O que é que precisa manifestar? Que tempo é este em que as coisas carecem de manifestação? As respostas, incrivelmente, são mais simples que trama a áspera tessitura da experiência daquilo que convém chamar de real.

Praticamente todos os direitos individuais, sociais conquistados neste pouco mais de um século de república são atacados, rasgados, vilipendiados... é muito triste viver um tempo em que direitos são assim tratados, ou, para ser mais preciso, são assim destratados.

O professor virou uma espécie de inimigo número um do regime. O intelectual anda sob ameaças, a universidade alvo das baterias e as ciências humanas uma espécie de saber proibido, um saber daqueles que precisa se esconder do poder.

Quase um século atrás, Miguel de Unamuno, ao ouvir as sandices de um general franquista se levantou, levantou mais ainda a sua voz, e por sobre a Falange que gritava “viva la muerte”, o filósofo poeta respondeu que Salamanca era o templo da inteligência, e que vencer não é convencer, vencer a força bruta pode, para convencer é preciso ter razão e direito. Ao general Millán-Astray restou lançar uma campanha contra a inteligência e, em decorrência disso, colocar Unamuno em prisão domiciliar.

Estes textos são um esforço de defesa da bandeira da autonomia universitária, do conhecimento e, sobretudo, dos direitos democráticos que animam a investigação intelectual, o debate de ideias e a amplificação das vozes.

Os professores do Núcleo de Estudos Humanísticos Transdisciplinares – NEHT lançam esta coletânea de resistência e exorta, à despeito do obscurantismo da época, o debate, a pluralidade, a divergência, o direito a opinião manifesta de todo cidadão e, em particular, do professor, do artista, do intelectual.

 

Núcleo de Estudos Humanísticos Transdisciplinares - NEHT

 

EDITORA PHILLOS | CNPJ: 29.282.901/0001-03 
AV. SANTA MARIA,  PARQUE OESTE, 601. GOIÂNIA- GO. CEP. 74.486-450
www.editoraphillos.com.br | editoraphillos@gmail.com 
©2017 por Editora Phillos. - Todos os direitos reservados.