
FORMAÇÃO, EXPERIÊNCIA E RACIONALIDADE
Contributos da Teoria Crítica da Educação
ANDERSON DE ALENCAR MENEZES (ORG.)
É com grande prazer que apresento a seguinte coletânea cuja temática versará de modo geral sobre os teóricos remanescentes da Escola de Frankfurt. Sobretudo as relações constituídas e estabelecidas no âmbito da Teoria Crítica da Sociedade. A presente coletânea intitula-se: Formação, Experiência e Racionalidade: contributos da Teoria Crítica da Educação.
Os trabalhos aqui envolvidos são fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido por estes seis estudantes e pesquisadores que no seu trabalho de TCC de uma Especialização em Filosofia e Educação da Universidade Federal de Alagoas realizado no Centro de Educação, se propuseram a estudar o campo teórico da Teoria Crítica numa ótica das práticas educativas e formativas.
O intuito foi de pensar a partir de algumas categorias centrais como: formação, experiência, sensibilidade e racionalidade. A crítica dos teóricos de Frankfurt reabilita uma perspectiva muito original no âmbito da filosofia. Assume-se uma perspectiva de natureza interdisciplinar desde a sua gênese de compreensão. Deixa-se influenciar por uma tríplice influência: marxismo, freudismo e hegelianismo que dão a tônica das investigações e pesquisas desenvolvidas por tão renomados teóricos.
Willames Frank da Silva Nascimento
JEAMERSON DE OLIVEIRA SILVA
ISBN: 978-85-52962-42-7
Nº de pág.: 152