O PAPEL DA EQUIPE GESTORA FRENTE À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS:

Na escola pública estadual professor Edmilson de Vasconcelos Pontes: um estudo de caso.

ADRIANA CAVALCANTE DA SILVA LESSA

A educação pública, em especial, tem um grande papel na mudança da sociedade, ou em sua perpetuação. Os gestores, nesse contexto, devem estar atentos para garantir um serviço eficiente, bem como a população deve cobrar os seus direitos, pois seus impostos devem garantir serviços dignos.

Nosso trabalho justifica-se pela necessidade de termos escolas de excelência, que sirvam ao povo, sem esquecer o seu papel social, que é formar cidadãos, dotados de conhecimento preparados para desenvolver sua autonomia.

Atualmente, com a grande demanda dos serviços escolares, cada vez mais facilitados, surge o desafio de ser diferente no quesito qualidade. Algumas instituições com a propensão de solucionar problemas advindos com o excesso de modernidade buscam identificar problemáticas, interpretá-las, desenvolver estratégias para solucioná-las, entendendo não só o foco, mas ampliando a perceptividade de alcance dos problemas e áreas afetadas ou que causam grande impacto. Considerar fatores que vão desde questões econômicas às condições emocionais, fugindo do tradicionalismo do ensinar e aprender, é fundamental no processo ensino-aprendizagem sob os aspectos da cidadania.

O papel do gestor torna-se cada vez mais fundamental, uma vez que ele deverá ser o incentivador, administrador, motivador e colaborador, tratando cada um em particular dentro de um coletivo, considerando experiências vividas dentro e fora do ambiente escolar, familiar, nos relacionamentos e a contribuição positiva ou negativa dessas relações.

Um fator muito importante desse trabalho é que foi observado que a equipe gestora acredita na importância da escola na formação dos alunos, pois o papel dor profissionais da escola é não só incentivar a permanência e conclusão de estudos desses alunos, mas também, garantir sua formação de maneira integral.

A metodologia adotada será um estudo de caso, onde após nos embasarmos no aporte teórico, analisaremos os resultados da escola estudada.

O objetivo geral de pesquisa foi avaliar apoiados no aporte teórico, como uma escola pública, localizada em um bairro de periferia, pode efetivar a real necessidade de educação de uma comunidade, apoiada nos princípios da gestão escolar, enquanto temos tantos exemplos, que nas mesmas condições, não são cumpridoras do seu papel e os objetivos específicos foram os princípios que direcionam para uma boa gestão, além de analisar os fatores implicantes que tornaram a escola estudada uma referência na região a qual a instituição está inserida.

Willames Frank da Silva Nascimento

JEAMERSON DE OLIVEIRA SILVA

EDITORA PHILLOS | CNPJ: 29.282.901/0001-03 
AV. SANTA MARIA,  PARQUE OESTE, 601. GOIÂNIA- GO. CEP. 74.486-450
www.editoraphillos.com.br | editoraphillos@gmail.com 
©2017 por Editora Phillos. - Todos os direitos reservados.